terça-feira, 22 de junho de 2010

Fala Meu Povo! - 30 anos

Há trinta anos, em 1980, Roberto Ribeiro (melhor intérprete masculino de samba), falecido em 1996,  lançava um disco antológico, da mais nobre linhagem do samba. Sua voz tinha um timbre raro, metálico e original.
Esse disco trazia músicos, arranjadores e repertório de primeira, alternando sofisticação e autenticidade. Infelizmente, nessa época o samba começava a perder espaço para outros gêneros, mas não por falta de qualidade.
"Resto de esperança", de Jorge Aragão/Dedé da Portela abria o leque de variações desse ritmo contagiante, que trazia também  a convidada especial Clara Nunes, cantando a bela "Artifício" de Paulo César Pinheiro/Mauro Duarte. Roberto gravou três músicas dele em parceria com Toninho Nascimento, entre elas o sucesso "Vem". O disco é bom do início ao fim. "Só chora quem ama" é um partido alto sensacional de Nei Lopes/Wilson Moreira. O grande Monarco da Portela criou a pérola "Quem lucrou fui eu". E, pra encerrar o disco, Roberto regravou um dos mais belos sambas de enredo do Império Serrano, "Heróis da liberdade" de Silas de Oliveira/Mano Décio da Viola. É mole ou quer mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário